sábado, 25 de setembro de 2010

Prêmio mulheres na Ciência! L'oréal - UNESCO

No dia 23 de setembro, o Hotel Copacabana Palace, no Rio de Janeiro, abriu suas portas para uma noite inesquecível para a ciência brasileira: a 5ª edição do Prêmio Para Mulheres na Ciência, versão nacional do "Programa L'Oréal/UNESCO For Women In Science", o primeiro prêmio internacional dedicado às cientistas mulheres em todo o mundo.

Conheça o Programa


Lançado em 2006, o Programa Para Mulheres na Ciência é uma iniciativa da L'Oréal Brasil em parceria com a Academia Brasileira de Ciências (ABC) e a Comissão Nacional da UNESCO.

Sua contribuição tem sido tão significativa para a ciência do nosso país, que ele já é considerado o prêmio “Nobel” no meio acadêmico. Com a missão de fomentar a participação das mulheres brasileiras no cenário científico, o Programa é um investimento direto da L'Oréal Brasil e premia, anualmente, sete pesquisadoras com uma Bolsa-auxílio no valor em reais equivalente a vinte mil dólares.

A cada ano, são eleitos os sete melhores trabalhos científicos de jovens cientistas, desenvolvidos em instituições brasileiras de pesquisa, nas áreas de Ciências Biomédicas, Biológicas e da Saúde; Ciências Físicas; Ciências Matemáticas e Ciências Químicas. Desde sua criação, o Programa já laureou 33 talentosas pesquisadoras com um investimento direto de mais de meio milhão de dólares: um merecido reconhecimento e incentivo à continuação de suas pesquisas científicas.

Criado em 1998, o programa L'Oréal/ UNESCO For Women In Science reconhece, a cada ano, cinco notáveis cientistas, uma por continente, por suas contribuições ao progresso científico, com uma bolsa-axílio no valor de US$100.000. Quatro excepcionais cientistas brasileiras já entraram para o hall das contempladas com o prêmio internacional, tornando-se exemplo para as futuras gerações: Mayana Zatz, da USP, em 2001; Lucia Previato, da UFRJ, em 2004; Belita Koiler, da UFRJ, em 2005; e Beatriz Barbuy, da USP, em 2009.

Em 12 anos, aproximadamente 1.000 mulheres já foram reconhecidas, 62 notáveis cientistas de 28 países já foram laureadas na premiação internacional e 864 jovens pesquisadoras de 93 países distintos também foram contempladas com premiações internacionais e locais.

Em 2009, duas notáveis laureadas foram agraciadas com o Prêmio Nobel de Química e Medicina. As professoras Ada Yonath e Elizabeth Blackburn, respectivamente, comprovando a excelência do nosso Programa.

Mais informações:
Comunicação Corporate
L'Oréal Brasil
brasildirecaodecomunicacaocorporate@br.loreal.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário